sábado, 18 de maio de 2019

Sequência didática sobre o tema: Representações de ambientes

A turma do 2º ano, trabalharam durante a semana representação de ambientes, as diferenças  entre plantas e maquetes.


E por meio de pesquisas produziram cartazes sobre o temas, e produções textuais individuais sobre suas impressões pessoais sobre as maquetes.




Sabemos que é de suma importância que no decorrer do processo de alfabetização, a criança escrever, ler  e construir seus conhecimentos. Enquanto aprende, testa suas hipóteses ora arriscando, ora errando ou acertando.  Nota-se que este trabalho realizado pela professora foi de grande sentido e significado para os alunos, pois, foi vivenciado na prática, possibilitando mais interação no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Para Jolibert (1994) “a aprendizagem da produção de textos deve ser realizada em situações reais, onde tenha uma função social concreta e que a tarefa do aprendiz seja basicamente a de construir textos com significados”.


















Resultado do trabalho do 2º ano com as representações do ambientes

A turma de 2º ano, trabalhou durante a semana o conteúdo de representação de ambientes, as diferenças entre planta e maquete. Também foi trabalhado o gênero textual cartaz.







O que você faria por um Brasil melhor?





A turma do 4º ano, através de suas produções  textuais contam o que eles fariam por um Brasil melhor.



Construção coletiva de painel sobre o Brasil que queremos






sábado, 9 de março de 2019

Construção do Projeto Político Pedagógico da EMDM




Realizamos no dia 7 e 6 de março de 2019, encontro com todos os membros da Escola Municipal Manoel Domingos de Melo, para dar continuidade a construção do nosso PPP , o Projeto Político Pedagógico.

            Segundo Ferreira (2009, p. 1), “fazer o PPP implica planejamento de todas as atividades no âmbito escolar, execução das ações previstas, avaliação do processo e retomada. Isso somente é possível se instituída a prática do registro e da reflexão sobre ele”.

        Nossas reuniões foram momentos de muita reflexão e produção, e com a contribuição de cada integrante, teremos o nosso projeto pronto em documento, mas também vivo e atuante com sentido e significado para todos que compõem a escola junto com comunidade local.

     O projeto político-pedagógico (PPP) é um documento no qual estão registradas as ações e projetos que uma determinada comunidade escolar busca para seu ano letivo, sendo auxiliados de forma política e pedagógica por professores, coordenação escolar, alunos e familiares. Para isso constroem atividades pedagógicas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem (VAGULA et al., 2014).

         Enfim, juntos iremos trabalhar com o objetivo de atingir nossas metas e concretizar nosso plano de ação.



Registro do Carnaval da EMDM

Rei e rainha da EMDM